“Eu não entrevisto negros”. Publicação acende o debate sobre inclusão dos negros nas grandes empresas. Em condição de anonimato, a vítima, que tem excelente formação e currículo, explica por que não pretende levar a denúncia adiante.
O presidente da indústria farmacêutica
Bayer no Brasil, Theo van der Loo, denunciou em seu perfil na rede
social para profissionais LinkedIn, no último sábado, uma “história
inaceitável e revoltante”, como ele mesmo classificou.
Um conhecido do executivo, negro, sofreu racismo
durante uma entrevista de emprego que aconteceu no dia anterior à
publicação da denúncia.
De acordo com Theo, o amigo em questão tinha
“excelente formação e currículo”, mas no momento da entrevista, ouviu da
pessoa que iria recebê-lo que ele “não entrevistava negros”.
Theo continua o relato, dizendo que sugeriu ao
amigo que fizesse uma denúncia. O executivo, então, diz que ficou
surpreso com a resposta que recebeu.
“Pensei, mas achei melhor não fazer, pois posso queimar minha imagem”, justificou o candidato negro ofendido pelo entrevistador.
A publicação de Van der Loo levantou a bola do
debate sobre a inclusão racial nas grandes empresas brasileiras. Seu
post teve mais de 500 mil visualizações em quatro dias, um número muito
acima média para uma rede social restrita a interações de trabalho.
“Gostaria de que ficasse claro que esta não é minha
causa como presidente da Bayer, pois hoje sou presidente e amanhã não.
Esta é uma causa que defendo como cidadão brasileiro, e gostaria de que
não fosse minha e sim da sociedade”, explicou Theo após a repercussão da
postagem.
Theo van der Loo
Publicação de presidente da Bayer reacendeu debate sobre racismo no mercado de trabalho
Filho de holandeses, Theo nasceu em São Paulo em
1955 e criou-se com crianças do asfalto e da favela do bairro de
Brooklin, na zona sul da cidade. “Meus pais sempre me passaram uns
valores fortes para não ter preconceito. Os dois viveram a Segunda
Guerra e eu lembro da minha mãe sempre ajudando as pessoas, a todas,
independentemente da cor ou a classe”.
A Bayer, conta Theo, tem com um comitê próprio pela
inclusão e há funcionários dedicados a essa questão. O curioso é que em
outros países o foco está em favorecer a integração de mulheres,
pessoas com deficiência ou LGBT, mas no Brasil chegou-se à conclusão de
que a maior lacuna estava na falta de oportunidades dadas aos negros.
No país, enquanto mais de 53% da população se
declara negra, apenas representam 17,4% da parcela mais rica do país,
segundo dados do IBGE de 2014.
“Vejo as pessoas negras com dificuldade de
encontrar emprego e fazer carreira. É uma questão de ter uma sociedade
mais justa. Minha missão é na Bayer, mas cada CEO tem sua
responsabilidade”, alerta o executivo.
“Se a gente quer um país melhor não podemos ignorar
as desigualdades sociais, e no Brasil quem as sofre são principalmente
os afrodescentes. É necessário ter mais negros nas grandes empresas
fazendo carreira. É melhor para o país. Do jeito que esta não dá para
ficar”.
Em 2015, Theo van der Loo conquistou o prêmio de
personalidade do ano na categoria ‘Melhor Estímulo à Ação Afirmativa”,
graças ao programa de diversidade aplicado na Bayer, onde é CEO desde
janeiro de 2011.
A vítima
Em entrevista à BBC Brasil em condição de
anonimato, o candidato negro amigo de Theo disse que manterá sua postura
de não denunciar o racismo sob pena de adquirir fama de “vitimista” no
mercado de trabalho.
“Há uma linha muito tênue entre algo que pode
sensibilizar a opinião pública e acabar com a minha carreira
profissional”, considera Lucas*, que está há sete meses desempregado e não quer correr riscos.
“Eu conheço o mapa mental do empresariado
brasileiro, e, no Brasil, qualquer tipo de agressividade pode acabar se
voltando contra você. Você pode rapidamente ser visto como ‘vitimista’
ou como um ‘cara problema'”, completa.
Nascido e criado em um “bairro tradicional” de São
Paulo, bisneto de escravos, neto de empregada doméstica, foi o primeiro
de sua família a ir para a universidade, a sair do país e a cursar uma
pós-graduação nos EUA.
Mas ele diz que o relato de preconceito está longe de ser exceção na sua trajetória profissional.
Quando Lucas* foi atrás de seu primeiro emprego,
aos 14 anos, pleiteando uma vaga de office boy em uma conhecida rede de
varejo de material escolar, ouviu da moça que encaminhava os candidatos
para preencher fichas que “não havia vagas” para ele; deveria procurar
com os “amigos” do lado de fora, no estacionamento onde atuavam
flanelinhas — todos negros.
Aos 20 e poucos anos, no programa de trainee de uma
“grande organização brasileira” para a qual havia sonhado em trabalhar,
conta que o gerente costumava chamá-lo de “neguinho do pastoreio”. Às
vezes, também de monkey (macaco, em inglês).
“Ele dizia que eu dei sorte por não ser um negro beiçudo, ser boa pinta, falar bem e não ser burro”, lembra.
Mais recentemente, aos 30 e poucos, descobriu uma
troca de e-mails numa empresa para a qual prestava consultoria na qual
funcionários o chamavam de “macaco” e faziam troça de seu estilo, e do
fato de usar camisas da marca Lacoste.
“Onde já se viu, negro com pinta de branco”, leu em
uma mensagem. Lucas* diz ter tido acesso a uma troca de e-mails por
acaso, e levou o caso a um superintendente. O caso foi abafado. Pouco
tempo depois, Lucas foi mandado embora.
“Infelizmente temos ainda esse câncer na sociedade
brasileira, e existe ainda essa celeuma popular que associa negros a
malandros, vagabundos e outros adjetivos pejorativos que povoam o
imaginário coletivo”, diz ele.
*O nome foi trocado para preservar a identidade do profissional
Com informações de BBC Brasil
Disponível em: http://www.pragmatismopolitico.com.br/2017/03/nao-entrevisto-negros-detalhes-de-uma-historia-inaceitavel-e-revoltante.html
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