terça-feira, 17 de abril de 2018

O MENINO, O MAR E A FORTALEZA

(Foto: Beto Skeff) 

Um menino carrega um saco cheio de mar enquanto corre pela Ponte Metálica -a Ponte Velha, a ponte dos pulos, das coragens. Soube dele pela fotografia do amigo Beto Skeff, que é do sertão e tem olhos profundos. Quase escuto o verso de Jorge de Lima, tatuado no braço esquerdo como lembrete: há sempre um copo de mar para o homem navegar. Um saco de mar. É com esse menino que celebro a Fortaleza que hoje completa 292 anos: com os pés no ar, uma alegria simples e a certeza de que é urgente carregar consigo um tanto do infinito. Uma esperança.

Ontem, no programa Papo de Mulher, da rádio O POVO/CBN, a atriz Elisa Lucinda me lembrou que a juventude é o lugar dos sonhos, o lugar de transformar o mundo. “Quando conseguem anestesiar o poder de sonhar de um jovem é porque as coisas não vão bem”, me diz. Penso na jovem Fortaleza que vive dias de poucos sorrisos. São dias estranhos, não nego.

Não podemos nos anestesiar diante da juventude exterminada. Cada vida importa, precisamos repetir. Cada vida importa. Afirmar todas as vidas, sem distinção, é a única forma da cidade inteira sobreviver. Hoje, enquanto duvidamos dos motivos para celebrar, podemos caminhar atentos (e fortes) para perceber a cidade com mais carinho. Ampliar as gentilezas, insistir na poesia ordinária dos dias comuns. Devemos cobrar do poder público a diminuição dos abismos de desigualdades sociais. Não crescer os muros para aumentar também o medo. Não negar o medo, mas não paralisar. Há beleza e teimosia neste território.

Quando deixamos de carregar o mar? Como recuperá-lo? Como temos atravessado as ruas deste lugar que nos assusta e também fascina? Em dia de aniversário, é inevitável pensar nos futuros. Para isso, precisamos enxergar as pontes e os meninos. Aprender com eles. Nos piores dias de chão rachado, é necessário atentar para qualquer rastro de mar. Insistir. Fortaleza é um lugar para navegar.



Iana Soares
ianasoares@opovo.com.br
Editora do O POVO


Disponível em:  https://mobile.opovo.com.br/jornal/opiniao/2018/04/o-menino-o-mar-e-a-fortaleza.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário