sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

SOBRAL: NOTA DE REPÚDIO À CENSURA DO BLOCO DE CARNAVAL BATO SIRIRICA






Nós, membras do Coletivo Bato Siririca, viemos por meio desta nota demonstrar nosso repúdio aos ataques e censuras que nosso bloco carnavalesco tem recebido nas redes sociais e nos sites que alegam ser de jornalismo.

Muito além de um bloco carnavalesco, o Bato Siririca faz parte de um movimento feminista formado por mulheres de variadas idades, sexualidades e profissões, dos diversos setores, da sociedade civil, que busca evidenciar a necessidade de se discutir a violência contra a 

mulher, a censura ao corpo feminino e as diversas formas de manifestação desse corpo.

Em um estado onde a violência contra a mulher alcança níveis mais que alarmantes, o nosso bloco vem por meio da arte trazer temas que precisam ser dialogados. Em marchinhas e paródias sobre a necessidade da denúncia de diversas violências, do respeito às diferenças, da não opressão contra o desejo e o corpo feminino, nós levamos para a rua de forma leve e descontraída questões que afetam o dia a dia das mulheres, sejam elas cis, trans, lésbicas, bissexuais ou heterossexuais.

O machismo agride de diferentes formas, humilha e silencia. Nosso corpo, nossas vontades e nossa voz não serão mais negligenciados. Não vamos admitir censura de nenhuma forma contra nosso movimento e tampouco o uso de nossa imagem como forma de ridicularizar não só o bloco em si, como a vida das mulheres envolvidas. Esse uso indevido foi feito em sites como Ceará News e Sobral Agora, inclusive medida legais serão tomadas contra as ofensas, calúnias e ameaças proferidas não só nesses sites como das demais pessoas em seus perfis pessoais em redes sociais.

Cabem aqui as perguntas: se fosse um bloco com nome sobre o prazer e vontades masculinas, este causaria tanta polêmica e opressão? Por que evidenciar o prazer e o empoderamento feminino incomoda tanto?

Do Tupi Guarani Siririca, (Syryca) significa: Escorregar, deslizar. E ainda (Siriica): tragar, beber aos goles, engolir. Então vamos ter orgulho do nosso corpo (como ele é, e não como o imaginário masculino nos obriga), do nosso prazer e do nosso movimento. Porque ele é grande, é lindo e é urgente!

Aproveitamos para comunicar que na tarde da quarta-feria, dia 31 de janeiro, fomos desclassificadas do edital pelo qual fomos selecionadas, mas que continuaremos nosso coletivo de forma INDEPENDENTE, e tocaremos no dia que já foi marcado.

Agradecemos imensamente a todas e a todos que nos enviaram mensagens de apoio e que compreendem a importância de levar o feminismo e a libertação das mulheres adiante. É por todas nós que batucaremos amanhã, com arte, poesia, música e indignação. Seguiremos nosso carnaval afirmando que a era do silêncio acabou e que vamos colocar sim nosso bloco na rua.

Convidamos então a somar conosco na apresentação do bloco Bato Siririca, dia 02 de fevereiro às 18h na Praça São João em Sobral, Ceará. Vai que vai estar cheio de gente!

#blocobatosiririca #censuranuncamais #vaitacheidegente


Identidade Mandacaru

Nenhum comentário:

Postar um comentário