terça-feira, 11 de outubro de 2016

PSOL CONQUISTA A SEGUNDA MAIOR BANCADA NO RIO

Embalado pela campanha de Freixo, partido elegeu seis vereadores. Apesar de encolher, PMDB segue na liderança, com 10 parlamentares.

Tarcísio Motta

Ao lado de Freixo na campanha, Tarcísio Motta conquistou 90.387 votos e foi segundo vereador mais votado do Rio de Janeiro

O PMDB manteve a maior bancada da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, com dez vereadores eleitos no domingo 2, cerca de 20% dos 51 integrantes da Casa. Apesar disso, o partido perdeu bastante representatividade, já que atualmente o PMDB tem 18 vereadores.
A grande novidade do legislativo carioca é o PSOL, que conquistou o segundo maior número de parlamentares: seis. O maior puxador foi Tarcísio Motta, segundo vereador mais votado da capital fluminense, com 90.387 votos. Outro destaque é Marielle Franco, quinta colocada no ranking, com 46.467 votos.
O PSOL também está no segundo turno das eleições para a prefeitura do Rio de Janeiro. Marcelo Freixo obteve 18,26% dos votos válidos e vai enfrentar nas urnas o ex-ministro Marcelo Crivella (PRB), que alcançou 27,78% dos votos e é ligado à Igreja Universal do Reino de Deus.
Com um dos programas eleitorais mais curtos desta eleição (apenas 11 segundos no rádio e na tevê), Freixo desbancou seu principal adversário, Pedro Paulo, que tinha a máquina a seu favor: candidato do atual prefeito Eduardo Paes, o peemedebista obteve 16,12% dos votos válidos.
A terceira maior bancada da Câmara do Rio é do DEM, que elegeu quatro vereadores.
Quatro partidos políticos elegeram três representantes nessas eleições: PSC, PRB, PSDB e PTB. Sete partidos conseguiram duas cadeiras na Câmara: PP, SD, PT, PDT, PHS, PSD e PMN. Completam a composição da Casa, com um vereador cada, o Novo, PEN, PROS, PTN e PTdoB.

Disponível em:  http://www.cartacapital.com.br/blogs/parlatorio/psol-conquista-a-segunda-maior-bancada-no-rio
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário