Uma dúvida, e a que mais incomoda os
umbandistas é sobre seu Orixá. Nós sabemos que Orixá Ancestral não é o
mesmo que Orixá de Frente ou Adjuntó. O Orixá Ancestral está ligado à nossa ancestralidade e é aquele que nos recepcionou assim que, gerados por Deus, fomos atraídos pelo Seu magnetismo divino.
Todos somos gerados por Deus e somos
fatorados por uma de suas divindades, que nos magnetiza em sua onda
fatoradora e nos distingue com sua qualidade divina.
Uns são distinguidos com a qualidade congregadora
e são fatorados pelo Trono da Fé. E, se forem machos, é o Orixá Oxalá
que assume a condição de seu Orixá Ancestral. Mas, se for fêmea, aí é a
Orixá Oyá Tempo que assume sua ancestralidade.
Uns são distinguidos com a qualidade agregadora
e são fatorados pelo Trono do Amor. E, se forem machos é o orixá
Oxumaré que assume a condição de seu orixá ancestral. Mas, se forem
fêmeas, aí é a orixá Oxum que assume suas ancestralidades.
Uns são distinguidos com a qualidade expansora
e são fatorados pelo Trono do Conhecimento. E, se forem machos é o
Orixá Oxóssi que assume a condição de seu Orixá Ancestral. Mas, se forem
fêmeas, aí é a Orixá Obá que assume suas ancestralidades.
Uns são distinguidos com a qualidade equilibradora
e são fatorados pelo Trono da Razão. E, se forem machos é o Orixá Xangô
que assume as suas ancestralidades. Mas, se forem fêmeas, aí é a Orixá
Egunitá-Oroiná que assume suas ancestralidades.
Uns são distinguidos com a qualidade ordenadora
e são fatorados pelo Trono da Lei. E, se forem machos é o Orixá Ogum
que assume suas ancestralidades. Mas, se forem fêmeas, aí é a Orixá
Iansã que assume suas ancestralidades.
Uns são distinguidos com a qualidade evolutiva (transmutadora)
e são fatorados pelo Trono da Evolução. E, se forem machos é o Orixá
Obaluayê que assume suas ancestralidades. Mas, se forem fêmeas, aí é a
Orixá Nanã que assume suas ancestralidades.
Uns são distinguidos com a qualidade
geradora e são fatorados pelo Trono da Geração. E, se forem machos é o
orixá Omulu que assume suas ancestralidades. Mas, se forem fêmeas, aí é a
orixá Iemanjá que assume suas ancestralidades.
Observem que não estamos nos referindo
ao espírito que “encarnou” no plano material e sim ao ser que acabou de
ser gerado por Deus e foi atraído pelo magnetismo de uma de suas
divindades, que, por serem unigênitas (únicas geradas) transmitem naturalmente a qualidade
que são em si mesmas aos seus “herdeiros”, aos quais imantam com seus
magnetismos divinos e dão aos seres uma ancestralidade imutável, pois é
divina e jamais deixará de guiá-los, porque a natureza íntima de cada um
será formada na qualidade que o distinguiu, fatorando-o.
Alguém pode reencarnar mil vezes e sob as mais diversas irradiações que nunca mudará sua natureza íntima. Agora, a cada encarnação, ele será regido por um Orixá de Frente
(que o guiará enquanto viver na carne) e será equilibrado por outro
Orixá que será o auxiliar (o Adjuntó) desse Orixá de Frente ou “da
cabeça”. Usamos o termo “Orixá da Cabeça” porque ele regerá a encarnação
do ser e o influenciará o tempo todo pois está de “Frente” para ele.
Sim, o Orixá da Cabeça está à nossa frente nos atraindo mentalmente para seu campo de ação e para o seu mistério, ao qual absorveremos e desenvolveremos algumas faculdades regidas por Ele. Já o Orixá Adjuntó
é um equilibrador do ser e atuará através do seu emocional, hora
estimulando-o e hora apassivando-o, pois só assim o ser não se
descaracterizará e se tornará irreconhecível dentro do seu grupo
familiar ou tronco hereditário, regido pelo seu Orixá Ancestral.
A dúvida dos “médiuns” e dos
umbandistas se explica pela precariedade dos métodos divinatórios usados
para identificar o Orixá da Cabeça e seu Adjuntó. Daí, vemos pessoas
reclamarem que a cada Babalorixá ou Ialorixá que consultaram deu um
Orixá diferente a cada consulta, criando uma confusão e levando ao
descrédito geral. Esta queixa é muito comum e não são poucos os médiuns
que estão confusos porque uma consulta diz que é filho desse Orixá e
outra consulta diz que é filho de outro Orixá.
Nós dizemos isto: na ancestralidade, todo ser macho é filho de um Orixá masculino e todo ser fêmea é filha de um Orixá feminino.
Na ancestralidade, Orixá masculino só
fatora seres machos e os magnetiza com sua qualidade, fatorando-os de
forma tão marcante que o Orixá feminino que o secunda na fatoração só
participa como apassivadora de sua natureza masculina. E o inverso
acontece com os seres fêmeas, onde o Orixá masculino só participa como
apassivador dessa sua natureza feminina.
Portanto, no universo da ancestralidade
dos seres machos há sete Orixás masculinos e na dos seres fêmeas há
sete Orixás femininos. Também há sete naturezas masculinas e sete
naturezas femininas, tão marcantes que é impossível ao bom observador
não vê-las nas pessoas.
Saibam que, mesmo que o Orixá da Cabeça ou de Frente seja, digamos, a Orixá Iansã, ainda assim, por trás desta regência, poderemos identificar a ancestralidade se observarem bem o olhar, as feições, os traços,
os gestos a postura, etc., pois estes sinais são oriundos da natureza
íntima do ser, apassivada pela regência da encarnação, mas não anulada
por ela. Certo?
E o mesmo se aplica ao Orixá Adjuntó, pois podemos identificá-lo nos gestos e nas iniciativas das pessoas, já que é através do emocional que ele atua.
Outra forma de identificação é através
do Guia de frente e do Exu Guardião dos Médiuns. Mas esta identificação
exige um profundo conhecimento do simbolismo dos nomes usados por eles
para se identificarem. E também, nem sempre o Guia de frente ou o Exu
guardião se mostram, pois preferem deixar isto para o Guia e o Exu de
trabalho.
Saber interpretar corretamente o simbolismo é fundamental. Certo? Então, que todos entendam isto:
• Orixá Ancestral é
aquele que magnetizou o ser assim que ele foi gerado por Deus e o
distinguiu com sua qualidade original e natureza íntima, imutáveis e
eternas;
• Orixá de Frente é
aquele que rege a atual encarnação do ser e o conduz numa direção na
qual o ser absorverá sua qualidade e a incorporará às suas faculdades,
abrindo-lhes novos campos de atuação e crescimento interno;
• Orixá Adjuntó é
aquele que forma par com o Orixá de Frente, apassivando ou estimulando o
ser, sempre visando seu equilíbrio íntimo e crescimento interno
permanente.
É por isso também que muitos encontram em si qualidades de vários Orixás.
A cada encarnação há a troca de regência da encarnação. E, nessa troca,
os seres vão evoluindo e desenvolvendo faculdades relativas a todos os
Orixás.
Afinal, se somos “humanos”, absorvemos energias e irradiações, magnetismo e vibrações de todos eles. Certo?
Disponível em: http://umbandaeucurto.com/rubens-saraceni/2013/teologia/o-misterio-do-orixa-ancestral-de-frente-e-adjunto/#
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