sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

ORAR SEM CESSAR PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS


Queridos irmãos e irmãs: estamos celebrando nestes dias a Semana de oração pela Unidade dos Cristãos, durante a qual católicos, ortodoxos, anglicanos e protestantes, conscientes de que suas divisões constituem um obstáculo para a acolhida do Evangelho e o testemunho do Reino de Deus, imploram juntos ao Senhor, de modo ainda mais intenso, o dom da comunhão plena. 
Todos temos o dever de orar e trabalhar pela superação das divisões entre os cristãos, respondendo ao anseio de Cristo: “Ut unum sint”, “que sejam um”. A oração, a conversão do coração e o fortalecimento dos vínculos de comunhão e amizade constituem a essência deste movimento espiritual, que esperamos leve logo aos discípulos de Cristo à celebração comum da Eucaristia, manifestação de sua unidade. 
Por isso: “Orai sem cessar” (1Ts 5,17). São Paulo se dirige a comunidade de Tessalonica, que vivia em seu seio discórdias e conflitos, para recordar com força algumas atitudes fundamentais, entre as quais destaca precisamente a oração incessante. Com este convite, quer fazer compreender que da nova vida em Cristo e no Espírito Santo provém a capacidade de superar todo egoísmo, de viver juntos em paz e em união fraterna, de levar cada um, de bom grado, as cargas e os sofrimentos dos outros e trabalhar com suor pela justiça, a paz e os direitos fundamentais de todos os homens e de todas as mulheres do mundo. 
Jamais nos devemos cansar de orar pela unidade dos cristãos. Quando Jesus, durante a última Ceia, orou para que os seus “sejam um”, tinha na mente uma finalidade precisa: “para que o mundo creia” (Jo 17,21). Portanto, a missão evangelizadora da Igreja passa pelo caminho ecumênico, o caminho da unidade de fé, do testemunho evangélico e da autêntica fraternidade. 
A santa Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo obtenha do Senhor para todos os seus discípulos a abundancia do Espírito Santo, de modo que juntos possamos chegar à unidade perfeita e dar assim o testemunho de fé e de vida que o mundo necessita com urgência.



Padre Antônio Piber
Eremitério Franciscano Domus Mariae

Disponível em:  https://www.facebook.com/peantonio.piber?fref=nf

Nenhum comentário:

Postar um comentário