terça-feira, 17 de abril de 2018

CEARÁ VOLTA A REGISTRAR CHUVAS ACIMA DE 100MM; COM ISSO, JÁ SÃO 17 AÇUDES SANGRANDO

Volume de água no fim de semana confirma previsão da Funceme de muita chuva também no mês de abril.

Resultado de imagem para chuva 

Muita chuva pelo Ceará neste fim de semana. Choveu em diversas regiões do Estado. Ibiapina (120mm), Itapipoca (100mm), Lavras da Mangabeira (100mm) tiveram os maiores registros. Moradores de Russas, a 165 km da capital, região do Jaguaribe, registram um grande volume de água acumulado até a manhã desta segunda-feira (16).
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou previsão de que o número seria acima da média para os meses de fevereiro, março e abril. Número importante para o estado que registrou seca nos últimos seis anos. O Ceará já teve 14 chuvas acima dos 200mm nos últimos anos de seca.
Para esta segunda-feira (16), a previsão é de nebulosidade variável com períodos de chuva ao longo do dia. Para terça e quarta-feira, a previsão se repete: haverá nebulosidade variável com chuva da madrugada até a manhã. Tarde e noite seguem com nebulosidade e possibilidade de chuva.


Dez maiores chuvas do fim de semana


Ibiapina (Posto: Ibiapina) : 120.0 mm
Itapipoca (Posto: Arapari) : 100.0 mm
Lavras Da Mangabeira (Posto: Mangabeira) : 100.0 mm
Granja (Posto: Adrianopolis) : 96.0 mm
Milagres (Posto: Sitio Saco) : 93.0 mm
Mauriti (Posto: Mauriti) : 92.0 mm
Fortaleza (Posto: Pici) : 90.8 mm
Paracuru (Posto: Paracuru) : 86.2 mm
Baixio (Posto: Baixio) : 82.0 mm
Eusébio (Posto: Eusebio) : 80.0 mm


Reservatórios


De acordo com o portal da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), 17 açudes estão sangrando no Ceará. Outros 23 estão com volume acima de 90%. Com volume inferior a 30%, somam-se 93.
Acaraú Mirim (Massapê), São Vicente (Santana do Acaraú), Caldeirões (Saboeiro), Angicos (Coreaú), Diamantino II (Marco), Itaúna (Granja), Tucunduba (Senador Sá), Várzea da Volta (Moraújo), Itapajé (Itapajé), Gameleira e Quandú (Itapipoca), Cocó (Fortaleza), Germinal (Palmácia), Maranguapinho (Maranguape), Tijuquinha (Baturité), Barragem do Batalhão (Crateús) e Colina (Quiterianópolis) são os açudes que estão sangrando.


Disponível em:  http://tribunadoceara.uol.com.br/noticias/ceara/ceara-volta-a-registrar-chuvas-acima-de-100mm-com-isso-ja-sao-17-acudes-sangrando/

Nenhum comentário:

Postar um comentário