O lugar social da Teologia é o mundo dos pobres e dos que sofrem. Jesus
Cristo, quando inaugura seu ministério assim o faz: “O Espírito do
Senhor está sobre mim, porque me ungiu para pregar o Evangelho aos
pobres. Ele me enviou para proclamar a libertação dos aprisionados e a
recuperação da vista aos cegos; para restituir a liberdade aos
oprimidos, e promulgar a época da graça do Senhor” (Lc 4,18-19) e se
afirma ao “maior dos Profetas”: “Os
cegos enxergam, os mancos caminham, os leprosos são purificados, os
surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e as Boas Novas estão sendo
pregadas le “anuncia a justiça às nações” (Mt 12,18) e oque Ele nos
revela é subversivo: “Então revelou Jesus: “Eu vim a este mundo para
julgamento, a fim de que os cegos vejam e os que vêem se tornem cegos”
(Jo 9,39), no sentido que subverte a ordem das coisas; é por isso que os
poderosos se opõem ao Reino: “Os reis da terra se levantam, e os
governantes se ajuntam em oposição ao Senhor e contra o seu Ungido” (At
4,26). “De fato, Herodes e Pôncio Pilatos reuniram-se com as nações
pagãs e os povos de Israel nesta cidade, para conspirar contra o seu
Santo Servo Jesus, a quem ungiste” (At 4,27).
O Mundo dos pobres: realidade de opressão fez a Cristologia recuperar o essencial de Jesus como o anúncio de um reino de vida para os pobres contra o anti-reino de morte. E isto não é novidade, porquanto está na essência da auto proclamação de Jesus Cristo mesmo e é a base da fé apostólica.
Nesta realidade, na qual Jesus Cristo se proclama como Libertador existe uma luz que faz a inteligência ver conteúdos que dificilmente são vistos sem essa luz. A luz não é o que se vê, é aquilo que faz ver. A chamada opção pelos pobres é mais do que uma opção pastoral; é uma opção totalizante por ver a totalidade, mas, conscientemente, a partir de uma parte. A Teologia portanto usa a luz dos pobres para enxergar melhor a totalidade de Cristo.
Dom Antônio Piber
EREMITÉRIO FRANCISCANO DOMUS MARIAE
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