sábado, 29 de dezembro de 2018

CEARÁ É O PRIMEIRO ESTADO A PERMITIR MUDANÇA DE GÊNERO SEM AUTORIZAÇÃO JUDICIAL - RELEMBRANDO 09 MAIO 2018



A alteração deve ser feita em cartório de acordo com a autodeclaração do transgênero.
Resultado de imagem para transgênero

O Ceará foi o primeiro estado a permitir a mudança de gênero sem autorização judicial.
A Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Ceará aprovou o provimento que regulamenta a retificação de registro civil de pessoas trans no estado do Ceará sem a necessidade de autorização judicial e independente da cirurgia de transgenitalização, laudo médico ou psicológico.
No documento, o corredor-geral, desembargador Francisco Darival Bessera Primo, considerou a necessidade de consagrar e consolidar no Estado um regime de liberdade pessoal e de justiça social, fundado no respeito dos direitos inerentes ao ser humano, sem implicar em violação da segurança jurídica ou prejuízo das relações interpessoais.
De acordo com o coordenador da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para LGBT do Gabinete do Governo do Estado do Ceará, Narciso Junior, a publicação é fruto de uma articulação conjunta das coordenadorias LGBT estadual, coordenadoria da diversidade de Fortaleza, comissão da diversidade sexual da ordem dos advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), Rede Trans e Associação dos Cartórios do Ceará junto à Corregedoria Geral da Justiça.
“É um marco histórico não só para o estado do Ceará, mas para o nosso país, quanto ao reconhecimento da identidade de gênero dessas pessoas. Nós enquanto Estado comemoramos também junto com a população de travestir e transexuais”, destaca Narciso.
O Governo do Ceará já garantia o uso de nome social a travestir e pessoas trans por meio de decreto, que determina que órgãos e entidades da administração pública estadual devem adotar o nome social da pessoa travesti ou transexual em seus atos e procedimentos.

Disponível em:  http://tribunadoceara.uol.com.br/noticias/cotidiano-2/ceara-e-o-primeiro-estado-a-permitir-mudanca-de-genero-sem-autorizacao-judicial/?fbclid=IwAR1xIpHPhKEg7PxF86ZitZgRNOvA7eyuPcRR9TPO3u7nh_WGEwBBB8eLDG0

Nenhum comentário:

Postar um comentário