Padre Amaro e Dorothy Stang: quando a Igreja questiona os poderosos
A Faepa
(Federação da Agricultura e Pecuária do Pará), entidade dos
latifundiários e ruralistas do Pará lançou na tarde desta quinta (29),
um ataque sem precedentes à Igreja Católica no Brasil. Em nota assinada
por seu presidente, Carlos Fernandes Xavier, foram atacados de maneira
violenta e difamatória: 1) a memória da freira Dorothy Stang,
assassinada em 12 de fevereiro de 2005 a mando de latifundiários do
Pará; 2) o bispo emérito do Xingu, dom Erwin Kräutler, um dos nomes mais
respeitados da Igreja em todo o mundo; 3) o padre José Amaro Lopes da
Silva, pároco de Santa Luzia em Anapu e preso vítima de uma armação dos
mesmos ruralistas; 4) a Comissão Pastoral da Terra (CPT); 5) o
desembargador Gercino José da Silva Filho, ex-Ouvidor Agrário Nacional e
ex-presidente da Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo,
ligado à Igreja, chamando de “embusteiro”; e a Conferência Nacional dos
Bispos do Brasil (CNBB), denominada na nota de “Sindicato dos Bispos”.
Nem mesmo no período da ditadura militar a Igreja Católica sofreu um
ataque tão virulento.
Por Mauro Lopes
A nota é vazada em termos tão grosseiros e ofensivos que, por si só,
denuncia o caráter do ataque dos ruralistas e latifundiários do Para
(leia a íntegra da nota ao final). Toda ela é “costurada” numa linguagem
que evoca a Guerra Fria dos anos 1960/80. Padre Amaro é qualificado de
“subversivo que se traveste de religioso”; a CNBB, o “Sindicato dos
Bispos”, dominada por uma “ala esquerdista”, pretenderia “implantar no
solo cristão deste país os espúrios credos marxistas”.
O assassinato de Dorothy Stang com seis tiros em 2005, na mesma Anapu
onde foi preso padre Amaro, teve intensa repercussão mundial e ela
hoje é considerada uma das muitas mulheres santas mártires no seguimento
de Jesus, ainda que não tenha sido por enquanto beatificada pela Igreja
Católica. Mas ela já integra o calendário de santos e santas da Igreja
Episcopal Anglicana do Brasil como “Mártir da Caridade na Amazônia”.
Para os latifundiários do Pará em sua nota, entretanto, a freira
assassinada era “persona non grata em Anapu”, “incitava a violência”, ao
lado de dom Erwin, e ambos seriam suspeitos de “tráfico de armas”.
O alvo maior dos ataques é o padre Amaro, preso na última terça (27),
alvo de um amontoado de acusações, reunidas com o objetivo de
“engrossar” o processo: “associação criminosa, com o fim de cometer
diversos crimes, tais como, ameaça à pessoa, esbulho possessório,
extorsão, assédio sexual, importuna ofensa ao pudor, constrangimento
ilegal e lavagem de dinheiro”. A nota dos latifundiários do Pará,
entretanto, acaba por explicitar a razão do ódio e perseguição ao
religioso: desde 2015, a Faepa buscava a prisão do padre Amaro por ser
ele “o maior incentivador dos conflitos fundiários existentes”.
Conforme denunciou a Comissão Pastoral da Terra (CPT), em nota divulgada
no dia seguinte à prisão, trata-se de “é uma medida que vem satisfazer a
sanha dos latifundiários da região que pretendem de toda forma destruir
o trabalho realizado pela CPT, e desmoralizar os que lutam ao lado dos
pequenos para ver garantidos os seus direitos. E se enquadra no contexto
do cenário nacional em que os ruralistas ditam os rumos da política
brasileira.”
O Padre José Amaro Lopes da
Silva, pároco de Santa Luzia em Anapu, Pará
Há uma razão oculta sob o volume da campanha de ódio dos
latifundiários paraenses, que esteve na origem do assassinato de Dorothy
Stang e agora da prisão de padre Amaro: um bilionário esquema
fraudulento de que privatizou e devastou extensas áreas da Amazônia. O
ódio devotado a irmão Dorothy e agora a padre Amaro deve-se à ação de
ambos para exigir do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma
Agrária) a retomada das terras públicas roubadas pelos latifundiários,
com “a criação de assentamentos coletivos, com grandes áreas
de florestas nativas, capaz de sustentar o manejo florestal comunitário e
a produção agrícola de forma sustentável” -leia logo abaixo um
esclarecedor artigo de Tarcísio Feitosa da Silva, da CPT, que desnuda
toda a trama dos ruralistas.
Em meio à onda fascista que buscou amedrontar o país nos últimos 15
dias, os ruralistas, que estiveram à frente de várias agressões à
caravana de Lula no sul do Brasil, atacaram agora no norte, de maneira
brutal, a Igreja Católica e os que lutam contra o latifúndio no Pará.
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Leia a seguir o artigo de Tarcísio Feitosa da Silva
O desmonte dos PDS como forma de garantir terras oriundas da
grilagem institucionalizada – de onde vem as forças que querem calar o
Pe. Amaro
Tarcísio Feitosa da Silva, 29 de março de 2018
Para entender a situação conflituosa em Anapu/PA e no restante dos
munícipios da Transamazônica (BR 230) no eixo Pacajá – Rurópolis assim
como o cenário de criminalização/demonização envolvendo o Padre José
Amaro Lopes da Silva – Pároco Santa Luzia em Anapu/PA e membro da
Comissão Pastoral da Terra é necessário viajar no tempo e voltar aos
anos 1970. Neste período milhares de hectares de terras públicas foram
concedidas aos partidários do regime militar, formando uma casta
violenta de fazendeiros na região da Transamazônica, capaz promover
ações de reintegração sem justificativa legal, queimar templos
católicos, garantir recursos financeiros ilícitos, bancar
financeiramente o esforço imediato utilizando forças de segurança do
local para expulsar ocupantes sem terra, contratar pistoleiros com
intuito de proteger os supostos imóveis rurais e até assassinar
lideranças e religiosos locais que lutam por uma reforma agrária com
características amazônicas com a conservação da floresta, manutenção do
clima, manejo florestal comunitário e uma produção agroecológica.
Essa ação pontual contra o Padre Amaro é uma parte pequena do esquema
instalado na região, que pode chegar a lavagem de grandes fortunas de
origem ilícita que opera com a utilização de gado de meia, desvio de
volumosos recursos da SUDAM sendo subsídios para destruição da floresta e
implantação de pasto, como ocorreu nos anos 2000, além do desvio de
recursos públicos para garantir as eleições de políticos ligados a
oligarquia regional.
Importante salientar que tais imóveis foram matriculados nos
cartórios da região, sem muitas vezes anotar sua origem como terra
pública concedida, essa foi a primeira tentativa de transvestir terra
pública em particular. Estamos falando dos Contratos de Alienação de
Terras Públicas (CATPS), áreas entre 3.000 até mais hectares, com
cláusulas resolutivas que sequer o INCRA consegue localizar todos esses
imóveis ao longo da Transamazônica.
Nos primeiros anos de vida deste esquema criminoso foi baseado na
retirada de madeira de lei, capitalizando esses grupos com recursos
naturais oriundos do patrimônio público florestal, logo em seguida
diversos empréstimos a bancos estatais e fundos especiais como no caso
FINAM – Fundo de Investimentos da Amazônia foram arrecadados com apoio
de políticos regionais onde desmataram grandes áreas de florestas para
justificar o acesso aos recursos.
O principal esquema destes grupos de fazendeiros era ofuscar a
verdadeira origem e o domínio público dessas terras que serviram e
servem como suporte a empréstimos vultosos no sistema bancário público.
Durante anos, sem observar e respeitar o gestor fundiário dessas áreas,
neste caso o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária
(INCRA), tais imóveis estiveram presentes em diversas negociatas,
inúmeros contratos de compra e venda, ações judiciais de cobrança de
empréstimos ligados a agiotagem, aprovação de planos de manejo
florestais, que surpreendentemente autorizaram a exploração de madeira
de lei em áreas de pasto, absurdos presenciados no licenciamento do
Estado do Pará, atividades como acordos de venda e compra de gado sem
registros, e a utilização de trabalho análogo a escravidão.
A ameaça de interrupção a este processo criminoso ocorre no fim dos
anos 1990 quando Irmã Dorothy Mae Stang descobre a existência das CATPS
na região, sendo terras públicas condicionadas a cláusulas resolutivas
conforme as portarias dos anos de 1974 e 1975 do INCRA, muitas delas
sequer observadas. Neste período começa a movimentação dos detentores de
CATPs para acessar os volumosos recursos da SUDAM que chegavam à região
acompanhados de muita violência contra trabalhadores rurais que
ocupavam as CATPs. A violência era patrocinada pelos fazendeiros em
busca de garantir os recursos da SUDAM com a utilização de milícias e o
próprio aparatado da segurança publica, a seguir temos uma destruição
volumosa e acelerada da floresta nunca observada na região e
constantemente denunciada por Dorothy em diversas reuniões com
autoridades publicas, nos documentos e cartas enviadas e em fóruns
abertos em Anapu, Belém e Brasília.
O movimento social da região e a Irmã Dorothy passaram a exigir do
INCRA a retomada dessas áreas exigindo a criação de assentamentos
coletivos, com grandes áreas de florestas nativas, capaz de sustentar o
manejo florestal comunitário e a produção agrícola de forma sustentável,
entendendo que as CATPs são terras públicas, que nas mãos dos
fazendeiros nunca cumpriram as cláusulas resolutivas, função social da
terra, o respeito as regras ambientais e os índices de produção
agrícolas. Muito pelo contrário foram utilizadas em esquemas
fraudulentos.
Havia uma pressão local por parte dos trabalhadores rurais que
chegaram à região com os primeiros anúncios da construção da barragem de
Belo Monte (Ex Uhe Kararaô).
O recuo temporário das empreiteiras e do governo na construção do
empreendimento forçou esses trabalhadores se dirigirem, muitas vezes por
orientação dos técnicos do INCRA até a casinha de madeira, de cor azul
clara localizada em Anapu em busca de orientação para conseguir uma
terra para viver, e lá encontravam Dorothy uma senhora de idade, com
cabelos brancos que detinha muitas informações da situação fundiária
local.
Sem saber dos diversos interesses ilícitos que orbitavam as CATPs,
Dorothy atingiu drasticamente o núcleo de todo esquema fraudulento
existente na região.
Sem ter um olhar mais sistêmico, órgãos de controle como o Ministério
Público Federal (MPF) e Ministério Público Estadual (MPE) não
conseguiram cruzar informações presentes em vários processos de cobrança
de dividas rolando nos corredores dos fóruns de justiça da região
envolvendo terras de CATPs, gado e madeira ligados em parte aos nomes do
esquema do “Caso Sudam” ou mesmo obter as informações cartoriais de
troca de riquezas para sustentar a possibilidade de acessar recursos do
FINAM, mas, felizmente o MPF atacou o último o processo de fraudes
envolvendo o desvio de recursos públicos e que boa parte financiaram as
campanhas dos políticos ligados ao PMDB com representação na região.
O movimento social local e o conhecimento fundiário sobre as
situações das terras e florestas em Anapu/PA organizados pela Dorothy ao
longo de sua militância pressionaram para criação dos Projetos de
Desenvolvimento Sustentável na região, na lógica de reconhecer que
imóveis na forma de CATPs são terras públicas.
Alguns detentores das CATPs recorrem até hoje nos tribunais
superiores contra a reversão ou a retomada dessas áreas, e em Anapu
patrocinaram inclusive processo de demonização e o assassinato de
Dorothy, e a todo custo tentam manter suas posses ilegítimas, um
complicador ao processo de regularização fundiária dos PDS e a criação
de novos assentamentos na região, até 2014 o INCRA não tinha finalizado,
demarcado e matriculado esses assentamentos coletivos em Anapu/Pa.
As últimas notícias de invasão do PDS é parte de orquestrada desse
esquema criminoso que não tentará impedir o sistema de assentamentos
coletivos na Amazônia, pois se as áreas sobre contrato de terras
públicas forem creditadas como terra pública, um volume gigantesco de
florestas pode ser conservadas e utilizadas de forma sustentável, só na
região da Transamazônica e como uma consequência direta essas riquezas
acumuladas ilicitamente terão que arcar com as ações judiciais dos
bancos que emprestaram milhões de reais e receberam como segurança aos
empréstimos a terra pública, além das cobranças do sistema de agiotagem
que ronda a região com capital ilícito, segundo os levantamentos
realizados pela Irmã Dorothy Mae Stang pode haver aproximadamente 500
mil hectares de terras e florestas em forma de CATPs.
Temos que levar em consideração que essa nova investida oriunda do
espólio criminoso existente na região contra o Pe. Amaro se dá o inicio
dos acordos de financiamento de campanha de políticos que sustentam o
esquema fraudulento das CATPs na região e todos os crimes que orbitam no
interior e no entorno desses imóveis, assim como o andamento de
processos de reversão das áreas de CATPs que caminham nos tribunais.
As próximas investidas serão na conversão de áreas de assentamento
coletivo em individuais, pois dentro de alguns meses, esses lotes de até
100 hectares estarão a disposição do mercado de terras na região,
medida facilitada pela Lei 13.465/2017 foi sancionada no dia 11 de
julho, com regras menos rígidas sobre regularização em terras da União
na chamada Amazônia Legal.
São os novos e velhos mecanismos de perpetuar a Grilagem Verde Oliva
criada na década de 70 que favoreceu o desmatamento de grandes áreas de
floresta, recrudesceu a violência no campo, e impede até hoje a
concretização de uma reforma agrária respeitando as diversidades
socioambientais Amazônica.
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A íntegra da nota dos ruralistas e latifundiários do Pará
Em muitas oportunidades esta Federação se manifestou publicamente e
denunciou às autoridades os desmandos, atitudes arbitrárias e violentas
que vinham sendo praticadas, no Pará, notadamente ao tempo (de triste
memória!) em que exercia a Ouvidoria Agrária Nacional o embusteiro
Gercino da Silva Filho, secundado em suas diatribes contra proprietários
rurais por um infeliz membro da Igreja Católica, conhecido como “padre
Amaro”, autoproclamado – e assim reconhecido pela mídia – como “sucessor
da missionária Dorothy Stang”.
A propósito dessa freira, assassinada em 2005, sempre mantivemos
obsequioso silêncio em respeito aos mortos. Mas, no momento em que se
procura reacender antigas questões, é nosso dever relembrar alguns fatos
que a imprensa não publica: a) Dorothy Stang veio para este Estado,
expulsa do Maranhão, onde, também, incitava a violência; b) a Câmara
Municipal de Anapu, em decisão praticamente inédita no país,
outorgou-lhe o título de “Persona non grata”; c) ela e o bispo emérito
do Xingu, d. Erwin, foram condenados pelo então juiz Anselmo Santiago
por incitação à violência; d) à época de seu assassinato, respondia, no
Poder Judiciário estadual, a processos idênticos (incluindo tráfico de
armas) que foram arquivados “post-mortem”.
Levamos ao conhecimento da CNBB a postura anticristã desse triste
sacerdote (que, nestes tempos de rememoração do Calvário, nos faz
lembrar os Anás e Caifás que condenaram Cristo). Mas, lamentavelmente, a
ala esquerdista que domina o Sindicato dos Bispos e se alia aos que
conspiram contra a Democracia para implantar no solo cristão deste país
os espúrios credos marxistas, nada mais faz do que apoiar essa
reprovável conduta em nada condizente com os ensinamentos do Evangelho.
E mais: é conveniente que a sociedade saiba (e os meios de comunicação social também):
– No dia 01 de Abril de 2015, protocolamos um documento, assinado por
18 entidades e endereçado à Promotora Agrária Dra. Glace Kanemiffo
Parente, relatando os conflitos fundiários na região, afirmando que o
maior incentivador dos conflitos fundiários existentes era o padre José
Amaro.
– No dia 08 de julho de 2015, entregamos um documento ao então
Ouvidor Agrário Nacional Gercino da Silva Filho, dizendo da nossa
indignação pela forma como eram coordenadas as audiências públicas na
região do Xingu – sempre defendendo os invasores e permitindo a ação
incitadora do padre Amaro.
– No dia 11 de Dezembro de 2015, enviamos uma carta a D. Giovanni D`Aniello,
– Núncio Apostólico no Brasil, relatando as práticas criminosas desse padre Amaro.
– No dia 24 de Junho de 2016 houve uma reunião com o bispo D. João
Muniz, que estava assumindo a Prelazia do Xingu, com a presença de
alguns produtores da cidade de Anapu, ocasião em que foram realizadas
várias denúncias e apresentado pedido de providencias quanto às atitudes
desse membro da igreja católica.
– No dia 22 de Novembro de 2016 ocorreu nova reunião com D. João,
quando vários produtores relataram mais uma vez a situação naquele
município e entregaram ao Bispo documentos, DVD, e vídeos das ações
criminosas do padre Amaro.
– No dia 03 de Abril de 2017 encaminhamos documentos aos seguintes
órgãos, relatando as mesmas práticas do padre Amaro: a) Ministério
Público Federal; b) Promotor de Justiça da Comarca de Anapu; c)
Promotoria Agrária; d) Superintendência da 11ª RISP Xingu – Sede
Altamira; e) Secretário de Estado de Segurança Pública – Segup (PA).
– No dia 19 de Abril de 2017 foi encaminhado um oficio a Dom Alberto
Taveira Correa – Arcebispo de Belém/Pará, relatando as atitudes
criminosas do padre Amaro.
– No dia 05 de Junho de 2017 encaminhamos um oficio a promotora de
Justiça Drª Sabrina Said de Amorim Sanches, pedindo uma reunião para
tratarmos da questão agrária em Anapu e os desmandos do padre Amaro e,
até o momento, não tivemos retorno.
– No dia 24 de Abril de 2017 encaminhamos um oficio ao Cardeal Sergio
Rocha, de Brasília, presidente da CNBB, também relatando e pedindo
providencias quanto às atitudes criminosas do padre Amaro.
Ressaltamos que todos os documentos foram protocolados com
comprovação de recebimento. Assim, todos tinham conhecimento das ações
criminosas do padre Amaro, inclusive a Prelazia do Xingu, sem que
existisse qualquer manifestação a respeito, acobertando suas ações e
permitindo que chegasse a esse ponto.
Agora, fruto das investigações levadas a efeito pela Polícia Civil,
instaurou-se inquérito que, pelas provas encontradas, mereceu acolhida
do MM Juiz de Anapu e resultou na decretação da prisão preventiva do
subversivo que se traveste de religioso.
O tal padre Amaro, liderança da Comissão Pastoral da Terra, traiu,
como Judas, a missão que lhe foi confiada para o exercício do múnus
sacerdotal e foi investigado pela prática – sobejamente conhecida pela
população do município – dos crimes de associação criminosa, ameaça,
esbulho possessório, extorsão, assédio sexual, importunação ofensiva ao
pudor, constrangimento ilegal e lavagem de dinheiro. Conduta, aliás, que
é a marca registrada dessas lideranças que incitam as invasões no
campo. Agravando o elenco de acusações contra esse pernicioso elemento,
que deveria ser expulso da Igreja Católica, por comprometer o bom nome
dos verdadeiros sacerdotes, há o assédio sexual contra uma vítima que,
segundo as investigações, apresentou um vídeo pornográfico que teria
sido gravado no quarto do padre.
Para conhecimento público, informamos que cópia desta Nota estará
sendo encaminhada ao Vaticano para conhecimento de Sua Santidade o papa
Francisco. Vêm as malsinadas organizações que defendem o socialismo
bolivariano da Venezuela e Cuba destilar as cantilenas das “armações” e
“perseguições”.
E – pasme o povo brasileiro! – na total inversão de valores que a
esquerda insiste em implantar, querem a CPT e suas aliadas “soltar o
Barrabás” e prender o delegado da Polícia Civil de Anapu Dr. Rubens
Matoso, um profissional exemplar e respeitado pela comunidade por seu
comprometimento com a Justiça e a ordem constitucional, a quem
hipotecamos irrestrita solidariedade.
Denunciamos, uma vez mais, essa tentativa de calar a verdade, em nome
do povo de Anapu que está apreensivo com a concretização dessa
possibilidade.
Contra fatos, não existem argumentos e um dia, como agora, as máscaras caem!
Belém, 29 de Março de 2018
Carlos Fernandes Xavier, Presidente da Faepa
Disponível em: http://outraspalavras.net/maurolopes/2018/03/31/ruralistas-do-para-lancam-ataque-sem-precedentes-contra-igreja-catolica/
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