Pasta voltará a existir na Medida Provisória da reforma administrativa no Congresso.
O presidente em exercício Michel Temer vai anunciar a desistência de extinguir o Ministério a Cultura. O pedido para que Temer voltasse atrás na decisão foi feito pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), de quem o presidente interino vem tentando se aproximar.
Como a medida já foi anunciada no Diário Oficial da União, Renan lembrou a Temer que a alternativa para que o próprio Congresso recrie mexendo na MP da reforma administrativa.
O presidente do Senado argumentou que a extinção da pasta não tem impacto financeiro expressivo e que vem causando muita dor de cabeça ao governo, que completa uma semana nesta quinta-feira (12).
Nos últimos dias, sedes do MinC em diferentes estados vêm sendo ocupadas por servidores como forma de protesto ao novo governo. O ministro da Educação e Cultura, Mendonça Filho (DEM) foi vaiado em diversas ocasiões pelos servidores de ambas as pastas ao tentar dar explicações sobre a fusão das áreas.
Secretaria de Cultura é criada enquanto Congresso não vota MP
Nesta quarta-feira (18), o governo anunciou Marcelo Calero como Secretário Nacional de Cultura. A secretaria vai vigorar pelo tempo que a MP da reforma administrativa tramitar na Câmara e no Senado, quando, segundo Renan Calheiros, o Congresso ganha o poder de recriar o Ministério da Cultura, para, então, extinguir a Secretaria.
Disponível em: http://www.jb.com.br/pais/noticias/2016/05/18/a-pedido-de-renan-michel-temer-aceita-recriar-ministerio-da-cultura/
Nenhum comentário:
Postar um comentário