sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

PREFEITA NO CEARÁ ANUNCIA EXTERMÍNIO DE ANIMAIS COMO “BOA AÇÃO AMBIENTAL

Por Vanessa Norcia Serrão / Redação ANDA


Érica Cristino - Prefeita de Coreaú / Ceará

Ativistas e protetores de animais foram surpreendidos por um post da prefeita de Coreaú, Érika Cristina (PSD/CE), em sua página no Facebook anunciando o recolhimento de todos os cães abandonados e doentes das ruas pela carrocinha disponibilizada pelo governo do Estado do Ceará.
A ação seria realizada entre os dias 24 e 25 de fevereiro deste ano e faria parte de uma campanha entre a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e a Secretaria de Saúde do Município para: “prevenir calazar (leishmaniose), raiva, além de evitar acidentes nas ruas”.
Os animais seriam enviados ao CCZ de Sobral e os tutores teriam 72 horas para buscá-los, caso contrário seriam mortos. A crueldade é tamanha que ignoraram o fato de que algumas pessoas poderiam não ter condições de buscar seu cão em outro município.
No entanto, a péssima repercussão fez a Prefeita recuar e cancelar a ida da famigerada carrocinha.

Divulgação

“Sem animais na rua – cidade mais limpa e saudável”

Com este slogan a tal campanha associou indevidamente os animais abandonados à sujeira da cidade e às doenças. Conforme a nota de repudio do Instituto Celso Santos: “não podemos citar o calazar, pois ele é transmitido pelo flebótomo (mosquito) e o cão, tal como o ser humano, é apenas um hospedeiro.” Assim sendo, o correto seria investir em campanhas para acabar com a proliferação do mosquito.
Em relação à possível contaminação da água e do solo pelas fezes e urinas dos animais o Instituto Celso Santos alega que: “segundo dados do Ministério da Saúde, em 2013 cerca de 32% das famílias da cidade tinham o chamado ‘esgoto a céu aberto’, 62% possuíam esgoto por fossa e cerca de apenas 6% possuíam acesso a rede pública de esgoto. O Caderno Regional da Bacia do Coreaú (2009) apontou também ocupação irregular em áreas de proteção permanente (APP), bem como a existência de pocilga e currais em locais inadequados, além da agricultura com uso de herbicidas. O mesmo relatório também apontou que os planos de gerenciamento de resíduos sólidos não havia sido finalizado ou era inexistente.”
Com todos estes problemas, é inaceitável que a Prefeitura de Coreaú queira culpar os inocentes cães pelos problemas da cidade. Aliás, por que não investem no tratamento e castração dos animais abandonados e posteriormente em campanhas de doação? Conforme a APA Ceará (Anjos da Proteção Animal) divulgou: “quando se trata de saúde pública, a solução do poder público é eliminar cães e gatos, mesmo sabendo que são responsáveis perante a Constituição Federal a tutelarem os animais.”
Nota da Redação: O extermínio nunca foi solução para o problema dos animais abandonados, pois não controla a superpopulação e não é uma medida eficaz no combate às zoonoses segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Portanto, é imprescindível promover campanhas que estimulem a adoção, a guarda responsável e a esterilização dos animais.
Disponível em:  http://www.anda.jor.br/25/02/2016/prefeita-no-ceara-anuncia-exterminio-de-animais-como-boa-acao-ambiental

Nenhum comentário:

Postar um comentário