O Apóstolo Paulo nos mandou que orássemos sem sessar (1Ts 5,17; Cl 4,2; 2Tm 3,16); nosso Senhor Jesus Cristo também que, quando fôssemos orar, que deveríamos entrar em nosso quarto e lá, diante de Deus que vê o escondido, orasemos (cf.Mt 6,6 ), naturalmente que isto não exclui outros modos de orar, por exemplo, Ele mesmo, quando solicitado, ensinou a oração do Pai Nosso, ensinou a todos, como uma oração coletiva, pois disse “quando orarem” (Lc 11,2), os primeiros cristãos se reuniam, geralmente nos domingos, nas casas e no templo, para orar juntos (Mt 6,9-13). A Igreja, instruída pelo Espírito Santo, ensinou a oração do santo rosário, como uma oração comunitária e individual. Há muitas formas de orar e rezar. Mas os monges antigos costumavam rezar a Oração de Jesus, uma frase do Evangelho (cf. Lc 18,38-39; Mt 9,27; 15,22), uma súplica, memorizada e repetida constantemente:
“Senhor Jesus Cristo, filho de Deus, tem piedade de mim pecador”!
Nesta pequena frase está contida toda a teologia da nossa fé, suplicamos a Jesus que tenha piedade de nós.
A oração não é só para os monges, é possível viver constantemente com ela; também nós que somos pecadores, podemos dizê-la. Consagremos uma hora determinada a este fim. Comecemos 10 minutos pela manhã e dez pela tarde, repetindo-a com toda tranqüilidade possível. É muito importante consagrar um tempo, ainda que seja pouco, mas não deixar de fazê-lo nunca. Com o tempo os momentos de oração aumentarão e a alma e os lábios se tornarão doces...
Concentre-se por um momento, podes sentar quieto ou caminhar num jardim, diga-a baixinho, ou mentalmente, repetindo-a, procure esvaziar sua mente, não pesar em nada, só em Jesus; podes usar um rosário comum na mão e cada vez que dizes a frase, passe uma conta, como as Ave Marias.
Diga-a então enquanto caminhas e antes de te deitares, sempre que tenhas tempo disponível. O casal e a família em conjunto podem dizê-la juntos, pela manhã e pela tarde. Um a pronuncia com voz tranqüila e serena e os demais a escutam. Muitos casais e famílias têm adotado e tem visto milagres.
Comece assim e vá aumentando o tempo, se te irritas com algo, diga esta oração várias vezes; se precisas das bênção de Deus, ou se queres agradecer, faças essa oração; se te sentes estéril espiritualmente, repita esta oração. Aos poucos irás te acostumando com ela e ela não sairá de teu pensamento e de teu coração e quando te deres conta, estarás todo o tempo na Presença de Deus, conectado com Ele e teu espírito, alma e corpo estará sintonizado e harmonizado com Jesus.
Esta tem sido minha oração e tem me alcançado muitas graças espirituais.
Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tem piedade de mim, pecador!
Padre Antônio Piber
EREMITÉRIO FRANCISCANO DOMUS MARIAE
Disponível em: https://www.facebook.com/groups/1408234789506444/1535097730153482/?notif_t=group_activity
Nenhum comentário:
Postar um comentário