segunda-feira, 1 de agosto de 2016

PSOL OFICIALIZA CANDIDATURA DE JOÃO ALFREDO À PREFEITURA DE FORTALEZA EM CONVENÇÃO ELEITORAL

Foto: Anatalia Batista


O PSOL confirma a candidatura de João Alfredo para a disputa da Prefeitura de Fortaleza durante convenção neste domingo (31) na sede estadual do partido, com a participação confirmada do deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) e do presidente nacional da sigla, Luiz Araújo. Serão apresentadas ainda cerca de 30 pré-candidaturas à Câmara Municipal.
Com a experiência de dois mandatos na Câmara Municipal de Fortaleza e uma atuação destacada pela defesa das pautas populares, do meio ambiente e dos direitos humanos, João Alfredo apresentará um programa de governo construído coletivamente a partir de um processo de diálogos temáticos feitos com a sociedade e os movimentos sociais. Conectado com as lutas construídas no cotidiano da cidade, o pré-candidato pelo PSOL é um dos principais críticos às gestões do atual prefeito Roberto Cláudio e da ex-prefeita Luizianne Lins. “Na nossa proposta, Fortaleza não é para o capital imobiliário, para o capital da construção, das empreiteiras, como tem sido nos últimos anos. Na nossa proposta, Fortaleza é para as pessoas”, afirmou.
Já a chapa de cerca de 30 militantes que estão se lançando como pré-candidatos a vereadores e vereadoras traz para a disputa do legislativo municipal a trajetória de ambientalistas, professores, ativistas de movimentos de bairros, do setor sindical e das pautas relacionadas à defesa dos direitos humanos e combate às opressões. Considerada uma das composições mais diversas em termos de trajetórias de militância, mas igualmente coerente politicamente, a chapa do PSOL inclui a candidatura de Ailton Lopes, candidato ao Governo do Estado em 2014, quando obteve mais de 100 mil votos.
Frente de Esquerda
A convenção também confirmará a conformação da Frente de Esquerda Socialista (PSOL e PCB), que terá na chapa majoritária, além da candidatura de João Alfredo para Prefeitura de Fortaleza, a participação da militante do PCB e ativista em defesa moradia digna Raquel Lima, liderança e ex-moradora da comunidade Alto da Paz, da qual foi removida em um truculento despejo protagonizado pela atual gestão municipal, em fevereiro de 2014.
A coligação entre PSOL e PCB demonstra a síntese política que as organizações vêm adquirindo nas diversas lutas que travam em conjunto na cidade. Para além das eleições, a Frente também deve reverberar uma agenda de lutas unitárias, conectada com as demandas da juventude e dos trabalhadores e contará com a participação de movimentos sociais e organizações políticas de esquerda ainda não oficializadas.
Breve histórico de João Alfredo
João Alfredo Telles Melo tem 58 anos, é advogado, mestre em Direito Público e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, ambos pela Universidade Federal do Ceará. Professor de Direito Ambiental na Faculdade 7 de Setembro, está em seu segundo mandato como vereador de Fortaleza pelo PSOL, tendo sido oposição à gestão de Luizianne Lins (PT) e de Roberto Cláudio (PDT). No legislativo municipal, dedica-se à defesa dos direitos humanos, das pautas populares, da proteção do meio ambiente e do patrimônio histórico, além de enfatizar a efetivação do direito à cidade.
É reconhecidamente uma figura de atuação coerente em Fortaleza, tendo participado da defesa do Parque do Cocó, da luta contra as remoções forçadas e em defesa da moradia digna, da implementação do Sistema Cicloviário, das greves pela valorização dos servidores públicos e contra os ataques ao sistema municipal de Educação. Entre outros projetos de lei aprovados durante os mandatos na Câmara Municipal, destacam-se a criação três Áreas Relevante Interesse Ambiental (ARIE): Dunas do Cocó, Matinha do Pici e Enclave de Cerrado, além da lei que institui o Sistema Cicloviário do município de Fortaleza e do projeto de decreto legislativo que cria o Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular D. Aloísio Lorscheider, na Câmara Municipal de Fortaleza.
João Alfredo foi deputado estadual por três mandatos, deputado federal por um mandato e candidato a governador do Estado em 1990. Na Câmara Federal, foi o relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Reforma Agrária e Urbana (CPMI da Terra), que realizou amplo diagnóstico sobre a estrutura fundiária brasileira no início dos anos 2000. Além disso, atuou como presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Ceará entre 1993 e 1994, elaborando importante relatório sobre tortura no estado, foi consultor de políticas públicas do Greenpeace (2007/2008) e, na Câmara Municipal de Fortaleza, presidiu a Comissão de Direitos Humanos no biênio 2013-2014.

Fonte: Site João Alfredo Psol

Disponível em:  http://www.oestadoce.com.br/politica/psol-oficializa-candidatura-de-joao-alfredo-prefeitura-de-fortaleza-em-convencao-eleitoral


Nenhum comentário:

Postar um comentário