Os aparelhos dentários são conhecidos por muitas crianças e adolescentes em fase de crescimento a partir do momento em que o consultório do dentista começa a ser frequentado, ou por adultos que desejam fazer mudanças necessárias na arcada dentária. Muita gente já entra no consultório se perguntando se vai precisar usar aparelho, de que tipo e por quanto tempo. Dúvidas comuns entre a maioria das pessoas que deseja ter um sorriso saudável e bonito. Mas o que muita gente desconhece é que existem diferentes tipos de aparelhos e tratamentos com durações diferentes, e o que vai determinar cada uma dessas particularidades é a arcada dentária do paciente.
De acordo com a odontóloga do Hapvida, Andrea Felix, o primeiro passo é a avaliação para saber se o paciente precisa ou não usar o aparelho. Segundo ela, o dentista vai avaliar a oclusão do paciente e ver se ele apresenta alguma maloclusão dentária, como dentes tortos, mordida aberta anterior ou posterior, mordida cruzada, entre outras. Depois disso, o odontólogo fará uma análise e, então, escolherá a melhor técnica e o aparelho ideal para resolver o problema da oclusão do paciente.
Quanto aos tipos, existem os aparelhos fixos, usados para movimentações dentárias, e os móveis, que podem ser ortodônticos ou ortopédicos. Os primeiros são indicados para correções de movimentações dentárias e os últimos são indicados para correções das alterações ósseas de crescimento.
Cuidados
É preciso cuidar do aparelho ortodôntico da maneira correta para evitar o acúmulo de alimentos que podem provocar inflamações nas gengivas ou até a desmineralização dos dentes. Segundo Andrea, se o aparelho for móvel, basta removê-lo antes de escovar os dentes e usar uma escova diferente da usada na higienização dos dentes para limpar o aparelho. "A cada 15 dias você pode deixar seu aparelho móvel em um recipiente com água e uma pastilha adesiva durante 15 minutos para mantê-lo limpo", indica Andrea. Se o aparelho for fixo, deve-se acrescentar à escovação alguns dispositivos como o passa fio e a escova interdental.
A dentista ainda alerta para um fato importante: usar aparelho ortodôntico de forma inadequada e sem acompanhamento de um dentista pode causar problemas mastigatórios, perdas ósseas, movimentações dentárias indesejadas e até perdas dentais.
Disponível em: http://www.opovo.com.br/app/maisnoticias/saude/dicas/2015/07/22/notsaudedicas,3473518/aparelhos-ortodonticos-conheca-as-diferencas-e-suas-indicacoes.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário